25 de Abril – Celebremos a Liberdade em nossas casas
Na madrugada de 25 de Abril de 1974, militares de vários ramos ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa e derrubaram a ditadura militar do Estado Novo que vigorava no país desde 28 de maio de 1926. Estava, assim, dado o primeiro passo para a implementação de um regime democrático que prospera desde então em Portugal.
Hoje, 25 de abril de 2020, celebramos o dia mais marcante da nossa história recente de uma forma diferente dos anteriores 45 anos. A atual
conjuntura, consequente da inesperada pandemia que assola todo o mundo, obriga-nos a adotar medidas que salvaguardem a saúde global para que, no próximo aniversário, possamos voltar a comemorar na rua da mesma forma que o fizemos em 1974.
Até lá, queiramos aproveitar a liberdade em nossas casas. Queiramos estar todos juntos e unidos numa fase em que a solidariedade e o bom senso devem imperar. São imensas as ferramentas digitais que temos ao nosso dispôr para minimizarmos o impacto deste distanciamento social que nos é pedido pela Direção-Geral de Saúde, cujas normas devemos todos respeitar.
25 de Abril e o Futebol
Tal como sucedeu com tantos outros setores, a Revolução de Abril despoletou a massificação do desporto, particularmente do futebol.
Permitiu que a modalidade que desde sempre atraiu e atrai o maior número de adeptos pudesse vir a ser jogado por mais praticantes e com melhores condições do que aquelas que eram disponibilizadas anteriormente e que tivesse um notório crescimento a nível social e a nível económico, traduzindo-se num imensurável número de praticantes masculinos e femininos. Falamos do desenvolvimento do Futebol, que passou a estar à disposição de todos aqueles que o quisessem praticar, num constante progresso técnico e tecnológico.
Saibamos, por isso, elevar e respeitar os valores que o 25 de Abril nos transmitiu, especialmente nesta fase, e reforçar a união, a entreajuda, a solidariedade ou o espírito de cooperação, valências que se encontram bem vincadas no Futebol e características de um grupo cujo principal foco é a vitória, sempre acompanhada de fair-play.
A Direção da Associação de Futebol do Algarve, em representação de todos os seus Filiados e respetivos dirigentes, atletas, árbitros e demais
agentes desportivos, endereça uma palavra de esperança e de motivação para toda a população algarvia e residente na região, bem como a todos os portugueses, que honram hoje os princípios desta data e que os praticam no seu dia a dia.