Mensagem da Comissão Permanente de Programação e Acompanhamento das Comemorações do 25 de Abril de 2020

Caro(a) Cidadão(ã) de Faro,
A Comissão Permanente de Programação e Acompanhamento das Comemorações do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Faro, tem a honra de assinalar o aniversário do 25 de Abril de 1974, o Dia da Liberdade, através da transmissão de uma mensagem conjunta, resultado do trabalho de todos os membros indicados pelos Grupos Municipais com assento na Assembleia Municipal de Faro.
Aos Capitães de Abril – que organizaram e dirigiram o levantamento militar que derrubou o governo ditatorial – bem como a todos os que nunca deixaram de lutar pela liberdade e pela democracia, expressamos a nossa enorme gratidão.
O 25 de Abril de 1974 constitui o momento mais marcante da nossa história contemporânea, o dia que, em Portugal, a Revolução dos Cravos consagrou a vitória da democracia contra o autoritarismo, a vitória da liberdade contra a repressão e a censura, a vitória da igualdade entre todos os cidadãos contra os privilégios de alguns.
Foi, como assinalou Sérgio Godinho, “o primeiro dia do resto da tua vida”.
Concretizaram-se várias conquistas, tais como o direito à educação, à saúde, à cultura, à habitação, ao trabalho e à segurança social, em todas as suas vertentes. A Revolução dos Cravos permitiu pôr fim à guerra colonial e ao isolamento de Portugal. Encetaram-se relações com todos os povos do mundo e instaurou-se o poder local democrático.
As conquistas que obtivémos com o 25 de Abril, foram e são, instrumentos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Constituição da República Portuguesa é das constituições mais progressistas da Europa e do Mundo. Por todas estas razões, passados 46 anos, o 25 de Abril continua vivo na cabeça e no coração do povo português.
Atravessamos um momento difícil e muito preocupante, no mundo, no nosso país e no nosso concelho, consequência da pandemia causada pela doença COVID-19. Temos todos de assumir a nossa responsabilidade individual e coletiva na forma como vamos enfrentar esta ameaça.
Enquanto Comissão Permanente de Programação e Acompanhamento das Comemorações do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Faro, queremos deixar-vos uma mensagem que reforça a importância do diálogo, da cooperação e da proximidade entre todos os cidadãos. Só juntos venceremos a batalha contra a pandemia, que tanto impacto tem na nossa vida e na economia do país.
Neste momento, assinalar o dia 25 de Abril, através de uma mensagem de apoio e de solidariedade para com todos os farenses, é a nossa forma de comemorar a Revolução dos Cravos e de reafirmar os valores e os ideais daqueles que pela Liberdade lutaram.
O 25 de Abril de 1974, mais do que uma lição de história, é a memória viva da luta do povo português. É nossa responsabilidade continuarmos a lutar SEMPRE pela Liberdade!
Viva à República!
Viva a Liberdade!
Viva o 25 de Abril!
Viva Portugal!
Viva Faro!

Leia aqui todas as comunicações e mensagens