Sob a égide da Assembleia Municipal de Faro decorreu, em Faro, no passado dia 27 de Setembro, o VIII Encontro dos Presidentes de Assembleias Municipais do Algarve.
Neste evento os participantes analisaram e debateram as conclusões plasmadas no Relatório elaborado pela Comissão Independente para a Descentralização, no que concerne à Região do Algarve, em particular.
Este documento constitui um instrumento fundamental para perceber, nas suas múltiplas variáveis, a problemática subjacente à criação das regiões administrativas, enquanto autarquias locais e que estão, enquanto tal, consignadas na Constituição da República Portuguesa.
Decorrente desta reunião e atendendo ao tema que corporiza o Relatório, entenderam os intervenientes presentes que, através de sessões das Assembleias Municipais do Algarve, se deve proceder ao debate deste documento, com o intuito de contribuir para a sua divulgação e para esclarecimento, quer dos membros que integram aqueles órgãos quer do público em geral.
Em linha com a comprovação científica que plantar árvores é uma solução eficaz para combater as alterações climáticas, no final da reunião houve lugar à plantação de uma amoreira preta e de um medronheiro, na Alameda João de Deus, com a cooperação de todos os intervenientes neste Encontro.